O plano diretor é uma lei municipal, que estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade. Ele obriga empresas e cidadãos no cumprimento de certas exigências (por exemplo, restringindo os usos permitidos para os terrenos ou imóveis). Também incentiva a tomada de certas ações, como estabelecimento de incentivos tributários para a instalação de empresas em certos locais.
O zoneamento é um instrumento amplamente utilizado nos planos diretores, através do qual a cidade é dividida em áreas sobre as quais incidem regras para o uso e a ocupação do solo.
A forma típica de apresentação de um zoneamento é um mapa contendo as zonas, representadas por cores e siglas, com descrição das zonas e seus parâmetros urbanísticos, normalmente em forma de tabela.
Na limitação por zonas, os usos e atividades são divididos em categorias (residencial, comercial, industrial, agrícola, etc., e suas subcategorias) e cada zona possui diretrizes quanto à possibilidade ou não de abrigar cada uma delas. Assim, por exemplo, o zoneamento pode determinar que uma porção da cidade pode abrigar usos residenciais e comerciais de pequeno porte (padarias, mercearias, etc.), mas não pode abrigar usos comerciais de grande porte nem usos industriais.
Com relação ao porte da edificação, este é controlado através de índices que estabelecem, por exemplo:
Para acessar a Planilha do Quadro de Zoneamento Urbano do município de Nova Friburgo/RJ, clique aqui.
Para acessar o Plano Diretor de Zoneamento Urbano Nova Friburgo 2021, clique aqui.
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies